• Branco Facebook Ícone

© 2018 by MERIDIANUM - GEFEM  - Entre em contato gefem.ufsc@gmail.com

apresentação

As Jornadas do Grupo de Estudos entre o Feminino e o Masculino na Longa Duração, tem o objetivo de contribuir para a estruturação de um espaço privilegiado de debates que envolvem os estudos de novas categoria de análise histórica, aplicáveis à Antiguidade, ao Medievo e à Primeira Modernidade, por intermédio de debates e pesquisas.

 

Os estudos de temporalidades longínquas e remotas - de longa duração - ainda são pouco estudados, principalmente no Brasil. Dentro dessa perspectiva, no tocante às relações sociais, é notável que sociedades temporal e espacialmente diversas, inseridas nessa longa temporalidade, também possam ser analisadas a partir de categorias como gênero, trabalho, direito, dentre outros, em pesquisas historiográficas. Isto porque tais sociedades são capazes de apresentar organizações heterogêneas e complexas, com tradições culturais, religiosas e políticas que ecoam diretamente nas relações sociais - inclusive no que tange às hierarquizações de poder que se engendram a partir daí.

 

Na esteira dessas possibilidades, as Jornadas procuram destacar a importância dos estudos sobre Antiguidade, a Idade Média e a primeira Modernidade, para recuperar imagens e informações por meio de objetos distintos e fontes diversificadas (como documentos, imagens, arquitetura, vestimentas, literatura, etc). Inclui-se neste âmbito, ainda, as fontes contemporâneas, como o cinema e a música que procuram, por meio das ressonâncias de determinados imaginários desses períodos, acessar tais temporalidades e seus segredos.

Jornadas do Grupo de Estudos Entre o Masculino e o Feminino na Longa Duração - GEFEM

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now